Recepciona Práxis
No dia 24 de março de 2025, o Práxis Itinerante promoveu uma atividade de recepção aos ingressantes do curso de Ciências Sociais e aos demais estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A recepção aconteceu no palco externo do Restaurante Universitário e ofertou três atividades culturais promovidas por grupos/coletivos de Londrina.
A primeira atração do evento foi a batalha de rima desenvolvida pela Batalha do R.U, que aconteceu ao 12h. Fundada em 2023, a Batalha do R.U, surgiu com o propósito de levar a força das ruas para dentro da Universidade e, semanalmente, reunir MCs de todas as regiões da cidade.
A segunda atividade do evento foi desenvolvida às 18h pelo coletivo Slam Blackout.
O coletivo, iniciado em 2024, é composto por Camila Cristina, Luís Sandrim e Hillary Alves, que pesquisam a poesia falada e promovem o slam na cidade de Londrina. O coletivo busca ocupar diversos espaços públicos e privados, visibilizar a poesia falada, criar um ambiente de acolhimento para vozes silenciadas e estimular a prática da competição.
Por fim, às 19h, o coletivo Ballroom Londrina apresentou-se aos ingressantes da UEL, fechando o evento com chave de ouro.
O coletivo Ballroom é uma rede de acolhimento e profissionalização voltada para corpes pretos, trans e LGBTQIAPN+ de Londrina. A comunidade busca reunir e fortalecer artistas multifacetados da cidade, promover a cultura ballroom por meio de bailes, showcases, treinos abertos e performances, criar espaços seguros para pessoas em situação de vulnerabilidade, incentivando a formação e a valorização de novos artistas, para que possam viver e resistir através da Arte e da Cultura.