Blitz Educativa mobiliza Londrina no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Heloisa Carneiro e Julia Roque
atualizado 1 mês atrás
Na quarta-feira, dia 21 de maio, a região sul de Londrina foi palco da IV Blitz Educativa, uma ação integrada da Rede Intersetorial em alusão ao 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A atividade ocorreu em frente ao CRAS Sul A, na Avenida Guilherme de Almeida, das 9h às 11h, reunindo profissionais da assistência social, educação, saúde, segurança pública e representantes da sociedade civil.

A blitz teve como objetivo principal romper o silêncio que ainda cerca os casos de violência sexual infantojuvenil, promovendo a conscientização da população sobre a importância da denúncia e da proteção integral. Durante a ação, foram distribuídos materiais informativos, realizadas abordagens educativas e orientações sobre os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.
A mobilização integra a campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, simbolizada por uma flor amarela que representa a infância e a necessidade de um ambiente saudável e protegido para que ela floresça. A campanha, instituída pela Lei Federal 9.970/00, marca o compromisso com os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e a urgência de enfrentar essas formas graves de violência.

A ação contou com a participação ativa de crianças, adolescentes e profissionais engajados na causa. Segundo informações da Prefeitura de Londrina, em 2024 foram registrados mais de mil casos envolvendo violência contra crianças e adolescentes, dos quais cerca de 350 relacionados à violência sexual. Esses dados reforçam a necessidade de ações contínuas e coordenadas para proteger crianças e adolescentes da violência sexual.
“Ações como essa, assim que acontecem, a gente sente o aumento no volume de denúncias, não só nós da Polícia Civil, mas também com a professora na escola, com a própria família, com pessoas próximas, porque o aluno vendo que existe esse carinho e proteção, ele se sente confortável para conversar fazendo com que a notícia chegue nas autoridades. É muito importante que ações como essa aconteçam e o estado brasieleiro já entendeu que é muito necessário, ter um momento, um dia, um mês para falar sobre”, compartilha Fernando Amarantino Ribeiro, chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina.
A Blitz Educativa demonstrou que a responsabilidade pela proteção de crianças e adolescentes não é apenas do poder público, mas da família e de toda a sociedade. Desde a família, até os vizinhos, professores, profissionais da saúde ou comerciantes, todos desempenham um papel essencial para que a prevenção e o enfrentamento dessa violência ocorra.
Assim como afirma Elen Luz, conselheira tutelar na região sul de Londrina, “A contribuição que todo cidadão deve ter, é a consciência de que a criança e o adolescente são responsabilidades de todos nós, da família, da sociedade e do estado, isso está previsto no ECA, Estatuto da Criança e Adolescente. A forma de contribuição é que em suspeita de violação, é dever comunicar e informar aos órgãos competentes para que as medidas legais sejam prontamente efetivadas”.

Equipes de diversos órgãos e instituições que compõem a Rede Intersetorial da Região Sul de Londrina estiveram presentes no ato, como o próprio Cras sul A, a Polícia Civil, o Ilece, a Autimizar, dentre outros.
Para mais informações sobre a campanha, como ela ocorreu e próximas mobilizações sobre esse e outros assuntos, acesse: o site ou o Instagram do Práxis Itinerante.