Memória e resistência: CinePráxis promove debate sobre a ditadura militar no Brasil com exibição de “Ainda Estou Aqui” e exposição “Páginas de Luta”.
Tiago Daniel
atualizado 3 dias atrás
O Programa de Extensão Práxis Itinerante exibirá na próxima quinta-feira (22) o longa-metragem Ainda Estou Aqui, como parte de uma ação que articula cinema, memória e debate. A atividade de socioeducação, tem como objetivo promover reflexões sobre democracia e direitos humanos. A ação acontecerá no período matutino e vespertino com sessões às 9h e 15h no Anfiteatro do CESA da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e contará com a participação de jovens atendidos pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL).
Para o Cientista Social e bolsista do Programa, Alexsander Barbosa, a articulação cultural com o objetivo de discutir a ditadura militar brasileira é de extrema importância no cenário atual. “É com grande satisfação que participamos da organização desta ação juntamente com a EPESMEL, onde poderemos articular cinema, memória e debate para refletir sobre temas fundamentais da nossa sociedade. Discutir a ditadura militar no Brasil, especialmente com a exibição do filme Ainda Estou Aqui e a exposição Páginas de Luta, é mais do que um resgate histórico — é um compromisso com a democracia, com os direitos humanos e com a formação crítica das novas gerações. A presença dos jovens e adolescentes da EPESMEL nessa ação é muito importante, ainda mais que, muitas das vezes são invisibilizados nos espaços de debate. Dessa forma, essa ação visa olhar para a nossa história recente através de um olhar para o passado. Ao conhecerem a trajetória de pessoas como Eunice Paiva e as mulheres que resistiram através do Jornal Brasil Mulher, eles poderão entrar em contato com exemplos reais de coragem, luta e resiliência”, destaca o cientista.
Alexsander reforça que a intenção da ação é provocar inquietações, reflexões e, acima de tudo, fortalecer o senso de cidadania desses jovens. “Mais do que lembrar o passado, estamos semeando consciência para que possam construir um futuro mais justo, democrático e solidário. A EPESMEL tem um papel essencial nesse processo, e é uma honra para nós contar com a participação desses estudantes neste momento de troca e aprendizado coletivo”.
A ação será aberta para toda comunidade interna e externa da Universidade Estadual de Londrina.
SOBRE O FILME
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional narra a história da família Paiva – Rubens, Eunice e seus cinco filhos, no início da década de 1970, em um Brasil que enfrentava o endurecimento da ditadura militar. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.
EXPOSIÇÃO PÁGINAS DE LUTA
Além do filme, o público poderá visitar a exposição Páginas de Luta – O Jornal Brasil Mulher e a Resistência Feminina em Londrina, com curadoria da cientista social Lívia Campanheli. A mostra destaca o papel histórico do Jornal Brasil Mulher, fundado em Londrina, como uma das principais vozes da resistência feminina durante o regime militar. A exposição reúne documentos inéditos do Serviço Nacional de Informações (SNI), oriundos da pesquisa vinculada ao projeto “Os documentos inéditos dos arquivos do SNI (Paraná-BR), do Projeto Opening The Archives e CIA (EUA)”, com apoio do CNPq e da Fundação Araucária.

Serviço:
Data: Quinta-feira, 22 de maio
Horários: Sessões às 9h e 15h
Local: Anfiteatro do CESA – Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Filme: Ainda Estou Aqui (2021, 72 min, 12 anos)
Exposição: Páginas de Luta – O Jornal Brasil Mulher e a Resistência Feminina em Londrina – Curadoria de Lívia Campanheli
Entrada gratuita