Cine Práxis

No dia 22 de maio de 2025, o Programa de Extensão Práxis Itinerante promoveu uma ação especial de socioeducação e debate, com a exibição do filme Ainda Estou Aqui e a exposição Páginas de Luta, no Anfiteatro do CESA, na UEL. Uma iniciativa que uniu arte, história e reflexão para fortalecer o pensamento crítico e os valores democráticos, com participação especial dos jovens da, Escola Profissional e Social do Menor de Londrina, EPESMEL.

Design de Alexsander Barbosa

O público visitou a exposição Páginas de Luta – O Jornal Brasil Mulher e a Resistência Feminina em Londrina, com curadoria da cientista social Lívia Campanheli. A mostra destaca o papel histórico do Jornal Brasil Mulher, fundado em Londrina, como uma das principais vozes da resistência feminina durante o regime militar. A exposição reúne documentos inéditos do Serviço Nacional de Informações (SNI), oriundos da pesquisa vinculada ao projeto “Os documentos inéditos dos arquivos do SNI (Paraná-BR), do Projeto Opening The Archives e CIA (EUA)”, com apoio do CNPq e da Fundação Araucária.

O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional narra a história da família Paiva – Rubens, Eunice e seus cinco filhos, no início da década de 1970, em um Brasil que enfrentava o endurecimento da ditadura militar. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.

A ação foi aberta para toda comunidade interna e externa da Universidade Estadual de Londrina.

Fotos de Alexsander Barbosa e Tiago Daniel