Blitz Educativa no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A Rede Intersetorial da Região Sul de Londrina realizou, na quarta-feira, 21 de maio de 2025, a IV Blitz Educativa no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Práxis Itinerante foi parceiro da ação que aconteceu no CRAS Sul A.

O evento integrou as mobilizações do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, uma importante conquista da sociedade civil brasileira na luta pela proteção da infância e adolescência. A data relembra a urgência de enfrentar essas formas graves de violência e marca o compromisso com os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A Blitz Educativa teve como missão romper o silêncio, promovendo a informação, a conscientização e o estímulo à denúncia. Durante a ação, equipes da Rede Intersetorial e do Práxis Itinerante estiveram nas ruas para distribuir materiais informativos, orientar a população e dialogar sobre como identificar sinais de abuso, como proceder diante de uma suspeita e quais canais procurar.
A mobilização também buscou mostrar que a responsabilidade pela proteção de crianças e adolescentes não é apenas do poder público de acordo com Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas da família e de toda a sociedade. Professores, vizinhos, familiares, comerciantes, profissionais da saúde — todos têm um papel essencial na prevenção e no enfrentamento dessa violência.
A Blitz integrou a campanha nacional “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O símbolo da campanha é uma flor amarela, que representa a infância e a necessidade de um ambiente saudável e protegido para que ela floresça.
Na ação, a equipe do Práxis desenvolveu algumas entrevistas que você pode conferir no Instagram do Práxis.


























Fotos de Clara Borbalan