Quem somos

O Programa de extensão Práxis Itinerante, do curso de Ciências Sociais do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) na Universidade Estadual de Londrina, visa, por meio de atividades, apresentar novas perspectivas às juventudes e populações em situação de vulnerabilidade social.  

O Programa desenvolve através de ações interdisciplinares oficinas de sensibilização, aulas, cursos e outras realizações que procuram valorizar a educação, a cidadania e os Direitos Humanos. Um dos objetivos é interromper ciclos de baixa escolaridade, a alta taxa de evasão e condições sociais precárias, uma vez que ao adentrar na Universidade Pública a/o jovem poderá acessar bens simbólicos e culturais que antes lhe eram inacessíveis. 

O Práxis Itinerante também corrobora na valorização e democratização cultural, com visibilidade de atividades culturais desenvolvidas por/para pessoas pretas, pardas e amarelas, indígenas, pessoas com deficiências e pessoas trans (transexuais, travestis, transmasculines, transgêneros, não-binários).

Principais ações

O primeiro eixo de ações estimula por meio de aulas e oficinas a organização de grupos de estudos nas escolas públicas e oferta às/aos suas/seus egressas/os que estejam vinculadas/os aos cursinhos pré-vestibulares populares ou ao Curso Especial Pré-Vestibular, CEPV/UEL, uma complementação que promova suas capacidades e protagonismos, possibilitando também uma superação das estruturas e limitações impostas, como sociais e educacionais que as/os impedem de dar continuidade em suas trajetórias de estudo ou acesso ao Ensino Superior e Tecnológico públicos. 

O segundo prisma de atuação organiza e implementa atividades de oficinas, mini-cursos, aulas, grupos de debates ou rodas de conversas às populações em situações de vulnerabilidade, tais como: em situação de rua; áreas de expansão urbana; dependentes químicos; em assentamentos urbanos ou rurais; crianças e adolescentes vítimas de violência, institucionalizadas ou em conflito com a lei; população LGBTQIAPN+, especialmente pessoas trans, como transgêneros, transexuais, travestis, transmasculines e não bináries; imigrantes e refugiados; e pessoas com deficiência, implementando uma formação complementar que possibilite a conquista de direitos, a consciência política e social no meio em que estão inseridas/os. 

Dessa forma, os estudos e a educação são vistos como uma via eficaz e consistente para a superação da pobreza, das desigualdades e como possibilidade para ascensão material, cultural e intelectual, fortalecendo o protagonismo das populações em situação de vulnerabilidade e consolidando políticas públicas.

Confira um pouco da história do Programa e suas principais ações relatadas pelo coordenador, Prof. Dr. Fabio Lanza: