O Projeto

A ideia deste projeto surgiu a partir do encontro de dois trabalhos anteriores: um deles, a pesquisa do Prof. Paulo César Boni, que resultou na publicação do livro “Transformações urbanas: a Londrina da década de 1950 pelas fotografias de Oswaldo Leite”. O segundo projeto foi desenvolvido em 2017, na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), quando alunos e professores, entre eles os docentes Maria Luisa Hoffmann e Roberto Mancuzo, receberam um acervo fotográfico da cidade de Presidente Prudente, e recriaram as fotografias de décadas anteriores, tomadas pelo fotógrafo Massuo Aoki. Diante do acervo de Oswaldo Leite, que conta com aproximadamente 20 mil imagens, os professores elaboraram um novo projeto, para recriar as imagens das décadas de 1950 a 1980, da cidade de Londrina. Alunos dos cursos de jornalismo aceitaram o desafio e, organizados em grupos, fizeram as reproduções. O projeto contou também com a participação do Prof. Paulo César Boni, essencial para a identificação dos locais e análise de imagens selecionadas e produzidas, assim como do Jornalista Célio Costa, que reproduziu fotografias aéreas de Oswaldo Leite com o uso de drone.

A metodologia escolhida foi a “revisita histórico-iconográfica”, que consiste na visitação, em tempos atuais, a um local fotografado em tempos passados. Para a coleta de dados, alunos e professores buscaram por imagens no acervo, que pertence à Prefeitura do Município de Londrina e está em regime de comodato no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, além de entrevistas com fontes primárias, levantamento documental e pesquisa bibliográfica.

O site foi idealizado pelos participantes do projeto de extensão e desenvolvido pelo aluno Bruno Massaru Futata Kato do Projeto de Ensino “Aplicação de Técnicas de Gerenciamento de projetos em TIC”, coordenado pelo Prof. Fábio Sakuray, docente do curso de Ciência da Computação.

O projeto justifica-se pela importância da recuperação fotográfica de Londrina, pela consequente preservação da memória e pela investigação da história e da paisagem urbana no período destacado assim como no período atual, com a identificação das transformações urbanísticas da cidade. Outro aspecto a ser considerado é a consolidação do uso das imagens fotográficas e da fotodocumentação como fonte de informação e instrumento para a divulgação de conhecimentos à sociedade, e sua consequente democratização.