Sobre o Projeto


ESPANHOL NO VESTIBULAR: APOIO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO AO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO CEPV-UEL


A prova de língua espanhola no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) representa uma alternativa para os estudantes do Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV-UEL) ingressarem na UEL. No entanto, muitos apresentam dificuldades com vocabulário, interpretação textual e estratégias de leitura, especialmente por não terem tido contato prévio com a língua, uma vez que são estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino do Paraná.

O instrutor de espanhol do cursinho já desenvolve o trabalho do ensino da língua, e o presente projeto de extensão tem como proposta contribuir para o fortalecimento desse ensino, por meio de apoio didático e pedagógico, produção de materiais e ações complementares, envolvendo estudantes da graduação em Letras/Espanhol.

A metodologia do projeto contempla o acompanhamento e apoio às aulas regulares do cursinho, por meio de observações, cocriação de aulas e propostas de atividades complementares. Também será realizada a criação de materiais didáticos voltados à leitura e interpretação textual, além da organização de oficinas temáticas, grupos de estudo e plantões de dúvidas.

Estão previstas ainda a aplicação de simulados extras baseados em provas anteriores da UEL e a realização de registros contínuos das ações desenvolvidas, com avaliação sistemática dos resultados obtidos pelos alunos e das experiências formativas dos licenciandos envolvidos.

Objetivo: apoiar o ensino de espanhol no CEPV-UEL por meio de ações pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e a formação dos licenciandos.

População-alvo: estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede pública de ensino do Paraná que optam por espanhol como língua estrangeira no vestibular.

Contato: laura.marques.espanhol@uel.br