Diagnóstico: percepções dos professores/as sobre a formação continuada e identificar as áreas de interesse para futuros curso

Napi Educação do Futuro


atualizado 3 meses atrás


Estimados professores/as

A formação continuada de professores é crucial para o aprimoramento da prática pedagógica e para a melhoria da qualidade do ensino. Ela oferece uma série de benefícios tanto para os educadores quanto para os alunos, as escolas e o sistema educacional como um todo. Isso posto, por meio do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Educação do Futuro, Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública, temos a pretensão de entender, por meio deste questionário, as percepções dos professores/as sobre a formação continuada e identificar as áreas de interesse para futuros cursos.


Esse diagnóstico inicial é fundamental, pois permite que os organizadores identifiquem pontos fortes e áreas de melhoria. Por meio do feedback dos participantes, poderemos ajustar conteúdos, métodos de ensino, materiais e até mesmo a duração e o formato do curso. Contando com sua colaboração solicitamos que responda o referido questionário, tendo como parâmetro as seguintes questões:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqrR_i2meyHNO8DywNmBy8fjyM6hvjDRte3tTshGaAMHV7Sg/alreadyresponded

Observação: Suas respostas serão muito importantes para planejar formações mais alinhadas às suas necessidades e expectativas.

Leia também

Observatório da Educação Básica do Paraná: Diálogo e Aprofundamento sobre Formação Continuada de Professores

No dia 11 de junho de 2025, foi realizada uma reunião de trabalho, junto aos pesquisadores do NAPI Educação do Futuro, Eixo 1: “Observatório da Educação Básica Pública do Estado do Paraná”. O encontro foi marcado por um rico momento de troca e aprofundamento sobre as ações relacionadas à formação continuada de professores. Na oportunidade, […]


Visita Técnica à Universidade fortalece laços acadêmicos entre os Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e Universidad Nacional da Costa Rica

Em 12 de maio de 2025, a professora Dra. Adriana Regina de Jesus, docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e o doutorando em Educação Luiz Gustavo Tiroli, realizaram uma visita técnica à Universidade Nacional da Costa Rica. Durante a visita, foram recebidos pelo […]


NAPI Educação do Futuro divulga ações e pesquisas na Expoingá 2025

No dia 8 de maio de 2025, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação do Futuro, Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná, participou da Expoingá, uma das maiores feiras agropecuárias do Paraná. Durante o evento, representado por Ligia Torino, Fabiane Freire França, Ederson Marteliano e Josiane Melo o NAPI […]


Observatório da Educação Básica Pública do Paraná promove reunião para análise de diagnóstico sobre Formação Continuada de Professores

No dia 7 de maio de 2025, foi realizada uma reunião de trabalho entre os pesquisadores vinculados ao Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação do Futuro, no âmbito do Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná. O encontro contou com a participação de representantes de instituições parceiras, como Universidade Estadual […]