Publicações

Reading practices implemented in children’s schools in Latin American countries: a portrait through scientific papers published during the covid-19 pandemic

Luiz Gustavo Tiroli, & Santos, A. R. de J. (2025). Reading practices implemented in children’s schools in Latin American countries: a portrait through scientific papers published during the covid-19 pandemic . Acta Scientiarum. Language and Culture47(2), e73106. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v47i2.73106 https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/73106/751375159995

Quadro de Referência das competências Pedagógico-Digitais de Professores https://www.uvpr.pr.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/PED_DIGCOMPEDU_RED24_final_PTBrasil_14ago.pdf

CONCEITOS REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO E OBERVATÓRIOS https://drive.google.com/file/d/1xS3QCKKuMAurekK5wQaD30a3dlE7l5Ug/view?usp=sharing

Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância

Livro aborda educação literária para crianças de até 10 anos
Projeto se dispõe a compreender práticas de leitura por professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
O livro Educação literária e práticas pedagógicas na escola da infância é fruto do projeto “Leitura e práticas pedagógicas na escola da infância em tempos de pandemia”, aprovado no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia. O material trata da compreensão das práticas de leitura implementadas por professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental durante a pandemia de COVID-19. Edições impressas foram distribuídas no Brasil e em outros países lusófonos e a versão on-line está disponível de forma aberta e gratuita no site da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da instituição, coordenadora do projeto e organizadora da obra, Adriana Regina de Jesus Santos detalhou o andamento dos trabalhos.

https://www.instagram.com/p/DHJv0twMb4m/?igsh=d2VtNTFybW5tYm9p

https://drive.google.com/file/d/1r4I1toAPbV6ZUxlSgCsiXHXMOy1rztFT/view?usp=sharing

Temas Emergentes na Educação: Observatório da Educação Básica Pública. Acesse:

https://drive.google.com/file/d/1cgoAfiErPIoVY0_aekOGW2Dizq9qQPUN/view?usp=sharing

TEORIAS DA EDUCAÇÃO HUMANIZAÇÃO E RESISTÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Santos, Adriana Regina de Jesus; FURLAN, M. R. (Org.) ; TIROLI, Luiz Gustavo (Org.) . Teorias da Educação: humanização e resistência na formação de professores. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2025. v. 1. 258p

Esta coletânea, “Teorias da Educação: humanização e resistência na formação de professores”, reúne um conjunto de textos que estão relacionados às contribuições teórico-metodológicas para a Educação, de modo geral e, especificamente, para a Formação de Professores no contexto da sociedade vigente. É fruto do trabalho desenvolvido com os estudantes de Doutorado na Disciplina Obrigatória intitulada de “Teorias da Educação” ministradas pelas
Docentes Professora Doutora Adriana Regina de Jesus e Marta Regina Furlan e que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e ao Programa de Pós-Graduação em
Educação Dinter/UEL-IFTO.

Os capítulos da respectiva obra reúnem discussões sobre diversos teóricos que contribuíram e contribuem para a Educação e Formação de Professores. Assim, as contribuições podem ser reveladas pelos diversos pensadores da pedagogia, filosofia, sociologia e psicologia, tais como: Karl Marx, Theodor Ludwig W. Adorno, Hannah Arendt, Jean Piaget, John Dewey, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Bell Hooks, entre outros. De modo geral, os textos são produções científicas desenvolvidas numa perspectiva crítica-reflexiva que perpassam diversas áreas do conhecimento, linhas de pesquisa e formação.

https://drive.google.com/file/d/1rt9qeXaz4jI91J1xvU-TpY6TQDmmJ5Ll/view?usp=sharing

Anais do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial

Os Anais do I Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: Ação Docente para o Ensino e Aprendizagem On-line e Presencial apresentam os resumos expandidos encaminhados para as seções de comunicações orais do referido evento que ocorreu no dia 11 de abril de 2023. O referido evento é um desdobramento do Projeto de Pesquisa interinstitucional intitulado: “Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial”, financiado e vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o EDITAL No 12/2021, Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia”, cujo número do processo é 88887.694214/2022-00.

https://drive.google.com/file/d/1Er9E8xpQUBrg65kVR0t3VvXfv-Hcwua6/view?usp=sharing

Anais do II Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da COVID-19

Anais do II Colóquio Nacional de Leitura e Práticas Pedagógicas desenvolvidas nas escolas em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia da COVID-19”, tem como objetivo apresentar os resumos expandidos encaminhados para as seções de comunicações orais do referido evento que ocorreu no dia 09/04/2024 a 12/04/2024.

O referido evento é um desdobramento do Projeto de Pesquisa interinsticional intitulado: “Leitura e Práticas Pedagógicas na Escola da Infância em Tempos de Pandemia: ação docente para o ensino e aprendizagem on-line e presencial”, financiado e vinculado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob o EDITAL n. 12/2021, Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia”, cujo número do processo é 88887.694214/2022-00.

Tal projeto envolve diversos pesquisadores, sendo um desdobramento das ações realizadas pelos Grupos de Pesquisas e Estudos coordenados por docentes dos seguintes Programas de Pós Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Programa de Pós-Graduação em Educação – Campus Presidente Prudente (UNESp), Programa de Pós Graduação em Educação – Campus Marília (UNESp), Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Programa de Pós-Graduação em Educação de São João del-Rei (UFSJ), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que se propuseram a investigar e compreender de que forma ocorreram as práticas pedagógicas que envolvem a leitura na Escola da Infância (0 a 10 anos) bem como, as práticas exitosas e não exitosas que ocorreram durante a Pandemia da COVID-19 e/ou diretrizes desenvolvidas, com vistas à formação de leitores pelos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

https://www.ppedu.uel.br/images/ppedu/noticias/2024/anais-II-coloquio-leitura-e-praticas-pedagogicas.pdf

Anais do I Colóquio Nacional Diálogos entre Género, Sexualidade e Educação: do currículo à formação de professores/as.

Santos, Adriana Regina de Jesus; PELEGRINI, D. K. C. (Org.) . Anais do I Colóquio Nacional Diálogos entre Gênero, Sexualidade e Educação: do Currículo à Formação de Professores/as. 1. ed. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2024. v. 1. 450p .

Os Anais do I Colóquio Nacional Diálogos entre Género, Sexualidade e Educação: do currículo à formação de professores/as reúnem os resumos expandidos apresentados nas sessões de comunicações orais realizadas durante o evento, que ocorreu de forma remota entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024. Este colóquio foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, desenvolvido pelo CNPq. Faz-se necessário ressalta que, o grupo de Estudos e Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente, foi criado em junho de 2007, e é constituído por uma rede envolvendo pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal do Sul da Bahia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Universidade de Évora – Portugal.

Diante disso, a produção do conhecimento educacional acerca das produções curriculares, tendo como parâmetro a própria realidade, buscando os movimentos que a compõem a fim de perceber o que está obscuro e confuso para chegar ao conceito do todo, abarcando as suas determinações e relações. Em decorrência das investigações realizadas por meio do grupo de pesquisa, surgiu a necessidade da realização do I Colóquio Nacional Diálogos entre Gênero, Sexualidade e Educação: do currículo à formação de professores/as, por entender que as questões de gênero e sexualidade são abordadas de forma superficial ou ausentes nos currículos escolares, o que pode perpetuar preconceitos e estigmas.

https://drive.google.com/file/d/1bG8Fo85UUDdTJMIrZheWrKcG5zz3JqH_/view?usp=sharing

Currículo como território a ser contestado: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente

O livro “Currículo como território a ser contestado: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente”, foi organizado por doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Faz-se necessário ressaltar que, a referida obra é um desdobramento dos estudos realizados pelos membros do Grupo de Estudos e Pesquisa “Currículo, Formação e Trabalho Docente”, cadastrado na plataforma do CNPq.

Sendo assim, a partir de discussões e análises realizadas nos encontros do grupo, os doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação decidiram reunir experiências e reflexões de parceiros do grupo, bem como de outros estudiosos da área, de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, com o intuito de proporcionar a constituição de um arcabouço teórico consistente e enriquecedor referentes a temática currículo, formação e trabalho docente.

Nas páginas deste livro, os leitores são convidados a explorar um vasto território de ideias e percepções sobre o currículo como território a ser contestado. Acreditamos firmemente que esta obra poderá se tornar um farol orientador para todos aqueles que buscam compreender a complexa e singular interação existente entre currículo, formação e prática docente.

Santos, Adriana Regina; LOPES, Q. V. ; ARAUJO, J. F. ; CHINGULO, M. ; TIROLI, Luiz Gustavo . Currículo como território a ser contestado: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. 1. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2023. v. 1. 435p

https://drive.google.com/file/d/1UlK3uRGNWbxr5oMUVYJg9VcbLZYnWW46/view?usp=sharing

Ensino, currículo e Formação Docente Vínculos, conexões e questões da atualidade

O livro Ensino, Currículo e Formação Docente: vínculos, conexões e questões da atualidade, organizado pela Profa. Adriana Regina de Jesus, pela Profa Angélica Lyra de Araújo e pelo Luiz Gustavo Tiroli, traz um conjunto de quarenta e nove textos que mostram a realidade e nos convidam à reflexão. O diálogo se constrói em cinco seções, tendo como temas centrais a seção do Currículo e novos desafios e a seção da formação de professores, dois temas que estão em disputa na sociedade, dialogando com mais três seções: Educação em tempos de pandemia; Perspectivas filosóficas, históricas, políticas e culturais da educação e Práticas Pedagógicas e relatos de experiência, temas que estão presentes na atualidade.

SANTOS, ADRIANA REGINA DE JESUS; LIMA, Angela Maria de Sousa (Org.) ; ARAUJO, Angelica Lyra de (Org.) ; CARVALHO, J. A. R. (Org.) . Ensino, currículo e Formação Docente Vínculos, conexões e questões da atualidade. 1. ed. Londrina: Madrepérola, 2022. v. 1. 686p .

https://www.editoramadreperola.com/wp-content/uploads/2022/04/ECDF_final.pdf?srsltid=AfmBOoqoMfnPrshPmFmQ9UsOiLqCM2Xeq6WDeKpSI5zxj9FE_188KVNV

 Currículo, formação e trabalho docente: relatos de experiência

Esse livro intitulado Currículo, formação e trabalho docente: relatos de experiência, tem como proposta a apresentação de textos que compartilham resultados das pesquisas acerca da temática e suas implicações no contexto formativo da Educação Básica e Educação Superior. Trata do objeto de estudos do Grupo de Pesquisa Currículo, Formação e Trabalho Docente, cadastrado na Plataforma do CNPq.

https://drive.google.com/file/d/1JYyW_L8KcU8DZGJOkLNAzLTFHmIDapb5/view?usp=sharing

PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação Inicial na Universidade Estadual de Londrina

Este livro intitulado PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação Inicial na Universidade Estadual de Londrina é fruto de atividades desenvolvidas nos Programas Institucionais iniciados em outubro de 2020, momento de uma crise pandêmica que assolou o mundo inteiro, e tem como proposta a apresentação de textos acerca das práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais. Trata-se de atividades práticas que inserem o profissional no ambiente no qual irá atuar, dando a oportunidade de conhecer toda a dinâmica que envolve a construção do conhecimento, com a visualização dos métodos e recursos tecnológicos utilizados pelo professor e as respostas dos alunos aos processos de ensino e de aprendizagem.

https://drive.google.com/file/d/104HzMEo8BhmNgix35l6SvEgeO0FBaoGG/view?usp=sharing

As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica

Este livro intitulado As Teorias da Educação: autores e contribuições para a Educação Básica tem como proposta a apresentação de textos elaborados pelos pós-graduandos em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e seus orientadores acerca dos filósofos, sociólogos, psicólogos, que embasaram as questões educacionais em âmbito nacional e internacional acerca de teorias e práticas pedagógicas em diferentes momentos de nossa história brasileira., mas propriamente entre os séculos XIX , XX e como essas questões estão presente na escola contemporânea.

https://drive.google.com/file/d/1rYa4XY_FO_UAylKsOODrgupbEVhk32HL/view?usp=sharing

Teorias da Educação: pensadores e caminhos para a educação básica

Trata-se de artigos científicos resultados de uma disciplina de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina intitulada “Teorias da Educação”. Juntos poderemos observar estudantes do doutorado em conjunto com seus orientadores e a professora regente escrevendo sobre pesquisas e pesquisando sobre autores renomados nas mais diversas áreas da educação.

https://drive.google.com/file/d/1LPsHnJOxFo6AHYmx508QziZnhGpnd0XY/view?usp=sharing

Teorias da educação: matrizes filosóficas, epistêmicas e pedagógicas para a formação humana

A obra que aqui se apresenta, destaca-se pela elevada qualidade do documento que é colocado ao dispor da comunidade académica. Ressalto a importância e a pertinência do tema que trata e a sua atualidade, e particularmente, a forma como foi concebido. As organizadoras apresentam-nos uma coletânea de textos, que evidencia a importância da formação humana, baseada nas matrizes filosóficas, epistemológica e pedagógicas à luz das Teorias da Educação. As temáticas foram desenvolvidas a partir de leituras, estudos e trabalho sobre textos, explanações teóricas e metodológicas por meio
de aulas expositivas dialogadas e, apresentação pelos doutorandos nos seminários de Doutorado em Educação, a partir da oferta da disciplina Teorias da Educação, no Programa de Pós-Graduação, da Universidade Estadual de Londrina. A obra assenta no estudo de grandes pensadores e das suas contribuições teóricas e pedagógicas para a educação do seu tempo histórico e, pelas possíveis implicações na contemporaneidade. De forma profunda e comprometida as organizadoras desta coletânea estabelecem três núcleos principais na obra: 1) Gênese, historiografia das matrizes filosóficas e epistêmicas das teorias da educação; 2) O pensamento pedagógico brasileiro e a relação com a Educação
escolar; 3) O papel da escola na contemporaneidade. brasileiro e a relação com a Educação escolar; 3) O papel da escola na contemporaneidade.

https://drive.google.com/file/d/1W7kmUqpofAiuSZvG6JoxPDtZwyuQzmv9/view?usp=sharing

Formação e atuação docente no Paraná e no Maranhão em tempos de pandemia

Esse é um livro de inspiração humanista, reflexivo, crítico e de protesto. É um livro de encontro profícuo de professores/as pesquisadores/as dos estados do Paraná e do Maranhão, além de Mato Grosso e São Paulo, encontro de mentes e emoções, sonhos e constatações, imaginação e criação, autorias e experiências de se pensar a escola como uma possibilidade ativa de inovar pensamentos, tecnologias, ações para todos.
Os textos buscam desvelar o sentido da contradição do começo ao fim de sua composição, especialmente pela natureza das condições estruturais que cercam o campo educacional e as sociabilidades de nosso tempo.

SANTOS, ADRIANA REGINA DE JESUS; TIROLI, L. G. ; LOPES, Q. V. ; FERREIRA, D. C. R. R. . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. In: Adriana Regina de Jesus Santos; Ângela Maria de Sousa Lima ; Angélica Lyra de Araújo – UEL. (Org.). Formação e atuação docente no Paraná e no Maranhão em tempos de pandemia. 1ed.Londrina: Madrepérola, 2022, v. 1, p. 223-241.

https://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/Livros/Formacao%20e%20atuacao%20docente%20no%20Parana%20e%20no%20Maranhao_2021.pdf