Visita Técnica à Universidade fortalece laços acadêmicos entre os Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e Universidad Nacional da Costa Rica

Napi Educação do Futuro


atualizado 4 semanas atrás


Em 12 de maio de 2025, a professora Dra. Adriana Regina de Jesus, docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e o doutorando em Educação Luiz Gustavo Tiroli, realizaram uma visita técnica à Universidade Nacional da Costa Rica.

Durante a visita, foram recebidos pelo professor Dr. Michael Padilla Mor, coordenador do Mestrado em Pedagogia com ênfase no Desenvolvimento Integral e Cuidado na Primeira Infância e Diversidade de Processos Educacionais, pela professora Dra. Rita Arguedas, coordenadora do Mestrado em Educação e pelo professor Dr. Marcelo Valverde Morales, coordenador do Mestrado em Direitos Humanos e Educação para a Paz.

O encontro teve como objetivo principal conhecer as propostas formativas dos programas de pós-graduação da instituição costarriquenha e fortalecer os laços acadêmicos entre as universidades. Na ocasião, também foram apresentadas iniciativas desenvolvidas na UEL, por meio do Projeto de Pesquisa “Leitura e práticas pedagógicas na Escola da Infância em tempos de pandemia: ação docente para o ensino e a aprendizagem online e presencial”, apoiado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação do Futuro, Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná, apoiado e financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA).

O encontro possibilitou o planejamento de futuras ações conjuntas entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, o Mestrado em Pedagogia com ênfase no Desenvolvimento Integral e Cuidado na Primeira Infância e Diversidade de Processos Educacionais, o Programa de Mestrado em Educação e o Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Educação para a Paz da Universidade Nacional da Costa Rica.

Considerando o diálogo estabelecido e o interesse nas temáticas abordadas, a visita sinaliza o potencial para futuras cooperações acadêmicas, enriquecendo a pesquisa e a formação em educação em ambas as instituições. A internacionalização, como demonstrado por esta iniciativa, é importante para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação. Ela proporciona o acesso a diferentes abordagens pedagógicas e linhas de pesquisa, estimula a inovação curricular e fortalece a qualidade da formação oferecida. A troca de experiências e o planejamento de ações conjuntas abrem perspectivas para o avanço do conhecimento e o fortalecimento dos laços interinstitucionais entre a UEL e a Universidade Nacional da Costa Rica.

Leia também

Observatório da Educação Básica do Paraná: Diálogo e Aprofundamento sobre Formação Continuada de Professores

No dia 11 de junho de 2025, foi realizada uma reunião de trabalho, junto aos pesquisadores do NAPI Educação do Futuro, Eixo 1: “Observatório da Educação Básica Pública do Estado do Paraná”. O encontro foi marcado por um rico momento de troca e aprofundamento sobre as ações relacionadas à formação continuada de professores. Na oportunidade, […]


NAPI Educação do Futuro divulga ações e pesquisas na Expoingá 2025

No dia 8 de maio de 2025, o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação do Futuro, Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná, participou da Expoingá, uma das maiores feiras agropecuárias do Paraná. Durante o evento, representado por Ligia Torino, Fabiane Freire França, Ederson Marteliano e Josiane Melo o NAPI […]


Observatório da Educação Básica Pública do Paraná promove reunião para análise de diagnóstico sobre Formação Continuada de Professores

No dia 7 de maio de 2025, foi realizada uma reunião de trabalho entre os pesquisadores vinculados ao Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) – Educação do Futuro, no âmbito do Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná. O encontro contou com a participação de representantes de instituições parceiras, como Universidade Estadual […]


Observatório da Educação Básica Pública do Paraná promove reunião para análise de diagnóstico sobre Formação Continuada de Professores

No dia 16 de abril de 2025, os pesquisadores do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI), Educação do Futuro, Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná, realizaram uma reunião de trabalho, com o objetivo de analisar os dados preliminares do diagnóstico “Percepções dos(as) Professores(as) sobre a Formação Continuada”.A pesquisa coletou informações por […]