Anais do I Colóquio Nacional Diálogos entre Género, Sexualidade e Educação: do currículo à formação de professores/as.

Napi Educação do Futuro


atualizado 3 meses atrás


Vimos por meio deste, comunicar que já estão disponíveis, os Anais do I Colóquio Nacional Diálogos entre Género, Sexualidade e Educação: do currículo à formação de professores/as. Consta nestes anais, os resumos expandidos apresentados nas sessões de comunicações orais realizadas durante o evento, que ocorreu de forma remota entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024.

O colóquio teve como objetivo promover debates e reflexões sobre gênero e sexualidade nos currículos, na formação e atuação docente. O evento e os Anais foram organizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, desenvolvido pelo CNPq. Faz-se necessário ressaltar que essa ação é um desdobramento da pesquisa de pós-doutoramento da porf. Dra. Dayenne Karoline Chimiti Pelegrini, sob supervisão da prof. Dra. Adriana Regina de Jesus.

Justifica-se a publicação dos Anais, por entender que as questões de gênero e sexualidade são abordadas de forma superficial ou ausentes nos currículos escolares, o que pode perpetuar preconceitos e estigmas. A discussão sobre o tema permite que as problematizações a respeito do currículo e da formação de professores, sejam repensadas e atualizadas, podendo dessa maneira contribuir para o combate ao bullying e à violência de gênero e sexual. Sendo assim, a discussão sobre gênero e sexualidade é essencial para criar um ambiente educacional mais inclusivo, onde todas as identidades sejam respeitadas.

Acreditamos que professores, pesquisadores, profissionais da educação, e comunidade em geral, ao compreenderem essas questões, podem contribuir para a construção de uma escola que respeite a diversidade e promova a equidade.

Agradecemos à Fundação Araucária/SETI/CNPq e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro para que o evento e a produção intelectual, pudessem se tornar realidade.

Boa leitura a todos/as!

Segue link:

https://drive.google.com/file/d/1Qv9ffnQpZd5u7nAMlbE2n2BkF3h0dvM7/view?usp=sharing

Leia também

Observatório da Educação Básica Pública do Paraná promove reunião para análise de diagnóstico sobre Formação Continuada de Professores

No dia 16 de abril de 2025, os pesquisadores do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI), Educação do Futuro, Eixo 1: Observatório da Educação Básica Pública do Paraná, realizaram uma reunião de trabalho, com o objetivo de analisar os dados preliminares do diagnóstico “Percepções dos(as) Professores(as) sobre a Formação Continuada”.A pesquisa coletou informações por […]


Novos Membros dos Comitês Assessores da Fundação Araucária Tomam Posse

Tomaram posse, no dia 14 de abril de 2025, os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem funções na coordenação dos oito comitês entre o coordenador, suplente e vice coordenador. As propostas encaminhadas às chamadas públicas da Fundação Araucária são objeto de análise por Comitês Assessores de […]


Mesa redonda: Temas Emergentes na Educação

Pesquisadora Institucional do NAPI – Educação do Futuro, prof. Dra. Adriana Regina de Jesus, participou da Mesa redonda intitulada: Temas Emergentes na Educação.A mesa redonda faz parte da programação do I Simpósio Internacional de Tecnologias Educacionais para o Ensino Superior, realizado no dia 09 de abril de 2025 na Universidade Estadual de Maringá.O objetivo da […]


Mesa Redonda: Temas Emergentes na Educação

Pesquisadora Institucional do NAPI – Educação do Futuro, prof. Dra. AdrianaRegina de Jesus, participará como palestrante da Mesa Redonda intitulada: Temas Emergentes na Educação. A mesa redonda faz parte da programação do I Simpósio Internacional de Tecnologias Educacionais para o Ensino Superior, a ser realizado no periodo de 08 e 09 de abril de 2025, […]