Anais do I Colóquio Nacional Diálogos entre Género, Sexualidade e Educação: do currículo à formação de professores/as.
Napi Educação do Futuro
atualizado 3 meses atrás

Vimos por meio deste, comunicar que já estão disponíveis, os Anais do I Colóquio Nacional Diálogos entre Género, Sexualidade e Educação: do currículo à formação de professores/as. Consta nestes anais, os resumos expandidos apresentados nas sessões de comunicações orais realizadas durante o evento, que ocorreu de forma remota entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024.
O colóquio teve como objetivo promover debates e reflexões sobre gênero e sexualidade nos currículos, na formação e atuação docente. O evento e os Anais foram organizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Currículo, Formação e Trabalho Docente, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, desenvolvido pelo CNPq. Faz-se necessário ressaltar que essa ação é um desdobramento da pesquisa de pós-doutoramento da porf. Dra. Dayenne Karoline Chimiti Pelegrini, sob supervisão da prof. Dra. Adriana Regina de Jesus.
Justifica-se a publicação dos Anais, por entender que as questões de gênero e sexualidade são abordadas de forma superficial ou ausentes nos currículos escolares, o que pode perpetuar preconceitos e estigmas. A discussão sobre o tema permite que as problematizações a respeito do currículo e da formação de professores, sejam repensadas e atualizadas, podendo dessa maneira contribuir para o combate ao bullying e à violência de gênero e sexual. Sendo assim, a discussão sobre gênero e sexualidade é essencial para criar um ambiente educacional mais inclusivo, onde todas as identidades sejam respeitadas.
Acreditamos que professores, pesquisadores, profissionais da educação, e comunidade em geral, ao compreenderem essas questões, podem contribuir para a construção de uma escola que respeite a diversidade e promova a equidade.
Agradecemos à Fundação Araucária/SETI/CNPq e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pelo apoio financeiro para que o evento e a produção intelectual, pudessem se tornar realidade.
Boa leitura a todos/as!
Segue link:
https://drive.google.com/file/d/1Qv9ffnQpZd5u7nAMlbE2n2BkF3h0dvM7/view?usp=sharing