Apresentação

Educação do Futuro

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Educação do Futuro desenvolve pesquisas sobre a inovação nos sistemas de Educação Básica Pública Brasileira no pós-pandemia.

Por isso, reúne pesquisadores de diferentes instituições e pretende contribuir com políticas públicas, estudos e resultados que contribuam para o desenvolvimento da
Educação no Paraná e no país. 

Assista aqui o lançamento do NAPI Educação do futuro

PROJETOS

Conheça os eixos temáticos que compõem o Napi Educação do Futuro.

Observatório da Educação Básica Pública

O QUÊ?

O Observatório da Educação será associado a um Repositório Institucional que tornará acessível à população os dados, as informações e os diagnósticos referentes à Educação Básica do Estado do Paraná.

COMO?

Objetiva-se, além de fomentar as discussões, também subsidiar a elaboração de políticas públicas e o direcionamento de recursos e esforços em formação de recursos humanos.

Objetivos:

• Constituição do Portal da Informação Educacional onde estejam disponíveis dados relativos à educação básica brasileira.

• Constituição do Repositório Institucional na Universidade Virtual do Paraná, com a respectiva política de direitos autorais e depósito de produções. 

• Identificação e constituição da rede de pesquisadores paranaenses cujos interesses científicos são alinhados a este Napi. 

• Disponibilização dos diagnósticos, dos resultados da pesquisa científica e ações de extensão e formação realizadas no âmbito do Napi. 

• Desenvolvimento de ações de formação de professores, em parceria com os estudantes, em Autoria e Curadoria Educacional.

• Aumento na disponibilidade de dados abertos e informações sobre a educação paranaense.

Competências Digitais dos Professores

O QUÊ?

O projeto pretende produzir conhecimentos acerca das competências digitais de docentes da Educação Básica e do Ensino Superior de 100 municípios paranaenses, estimando um público-alvo de 50 mil pessoas.

COMO?

A partir das etapas de mapeamento e avaliação de proficiência digital de professores; análise dos modelos de formação e das ações de capacitação; design de novos modelos; ações de capacitação e produção de Recursos Educacionais Abertos; avaliação e divulgação de resultados, dentre outras ações.

Objetivos:

• Avaliação da proficiência digital dos professores por meio dos resultados da escala aplicada e das entrevistas realizadas, identificando os níveis de proficiência digital de 45.000 professores da Educação Básica pública e 5.000 do Ensino Superior público.

• Implementação de ações de capacitação para os professores nas áreas definidas em função dos resultados do diagnóstico inicial. 

• Avaliação dos efeitos das ações de formação sobre o desenvolvimento das competências digitais. 

• Avaliação dos níveis de satisfação com os modelos pedagógicos virtuais implementados e com as ações de capacitação implementadas.

• Produção de dados abertos sobre as competências digitais dos professores e divulgação dos resultados alcançados como campo para novas pesquisas. 

Educação básica pública e desenvolvimento endógeno sustentável

O QUÊ?

A proposta visa contribuir para o desenvolvimento endógeno sustentável das regiões paranaenses a partir da potencialização do capital humano local por meio de novas abordagens da Educação Básica. 

COMO?

Além de publicações científicas e de eventos resultantes de cada fase da sua execução, o projeto também apontará diretrizes para políticas educacionais que fomentem este referido desenvolvimento.

Objetivos:

• Espera-se, consolidar uma relação, a partir dos casos estudados em todo o mundo, entre políticas de Educação Básica e desenvolvimento regional endógeno, que permita fundamentar solidamente uma proposta de diretrizes para políticas educacionais viáveis para o Estado do Paraná. 

• A abordagem diagnóstica e propositiva do projeto abrirá possibilidades para impactos sociais e econômicos futuros na relação entre Educação Básica  e o desenvolvimento regional sustentável a partir de políticas públicas educacionais e estratégias de gestão construídas a partir de tais bases.