Histórico

As atividades vinculadas à Clínica Psicanalítica de Casal e Família coordenadas pela Profa. Associada Maíra Bonafé Sei foram iniciadas na Universidade Estadual de Londrina em 2012, por meio da proposição de projetos de extensão. O primeiro projeto de extensão foi intitulado “Atendimento psicológico a famílias por meio de recursos artístico-expressivos com base no referencial winnicottiano”, tendo em vista a influência da pesquisa de doutorado defendida pela docente junto ao Instituto de Psicologia, que propôs a realização de Arteterapia com famílias, influenciada pela psicanálise winnicottiana no contexto da violência familiar. Os projetos de extensão seguintes foram intitulados de “A psicoterapia psicanalítica de casal e família na Clínica Psicológica da UEL” e “Clínica Psicanalítica de Casal e Família na Clínica Psicológica da UEL”, com o último estando já em sua segunda fase.

A capacitação junto ao colaboradores da primeira versão do projeto dava um enfoque maior ao uso de recursos artístico-expressivos, inseridos de forma mais livre nas sessões. Com o passar do tempo, optou-se por utilizar de propostas delimitadas, tais como a linha da vida, genograma e espaçograma nas entrevistas iniciais, delineando-se uma compreensão acerca da dinâmica familiar e da demanda pelo atendimento do casal ou da família.

Entendendo-se que a universidade de funda a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão e tendo em vista que a Psicanálise de Casal e Família se apresenta como um conteúdo pouco abordado na graduação em Psicologia, foram realizados cursos de extensão para capacitação teórica, grupos de supervisão para discussão das sessões realizadas e pesquisas científicas para compreensão e aprimoramento dos atendimentos realizados.

Espera-se que o interesse por essa modalidade clínica possa se ampliar cada vez mais, sedimentando uma prática capaz de promover a saúde mental dos cônjuges e familiares.