A biblioteca comum (BC) é um projeto de extensão, realizado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que tem como objetivo incrementar o acervo digital das bibliotecas escolares em busca da universalização de seu acesso, em consonância com os esforços promulgados pela lei Nº 12.244 de 24 de maio de 2010 e a lei Castilho, n.º 13.696, de 12 de julho de 2018, que propõe um marco legal para a promoção do livro, da leitura e da biblioteca no Brasil. Para isso, buscamos Recursos Educacionais Abertos (obras em domínio público ou sob a licença Creative Commons) e as integramos a um sistema aberto de gestão de bibliotecas.
As obras ficam no computador local, assim não é preciso ter acesso à internet para usar a biblioteca, que pode ser acessada inclusive pelos celulares e tablets dos alunos, em sua rede interna sem fio, evitando o controle das plataformas dominantes. O projeto é constituído de quatro tarefas contínuas: Coleta, em que buscamos, programaticamente, materiais digitais com licenças abertas e os armazenamos em nosso diretório; Curadoria, em que selecionamos parte do material coletado, extraímos deles informações relevantes e os disponibilizamos em pen drives populares, integrados a um sistema de recuperação de informação – os buscadores; Catalogação, em que profissionais da informação catalogam os recursos de todos os buscadores, gerando um único banco de dados integrado a um sistema de gestão de bibliotecas – o biblivre; e a Distribuição, em que propomos o uso prático dessa tecnologia como ferramenta pedagógica em disciplinas no departamento de Ciência da Informação da UEL.
Dos textos baixados durante a fase de coleta, selecionamos alguns para compor um acervo inicial (clássicos e científicos). Segue a versão 2.2.7 do buscador de textos. Lembrando que ele poderá acompanhar o acervo a ser distribuído aos alunos e professores, sem que nada precise ser instalado, ou ser instalado em um servidor de web, na intranet da escola.O conjunto de todos os buscadores forma um Repositório Digital Portátil. O buscador de textos (bc-texto: 4.173 arquivos em 17,9 GB), buscador de vídeos (bc-vidmin: 504 em 6,94 GB), buscador de áudio (bc-audio: 686 em 7,18 GB), buscador de clipart (bc-clipart: 14.947 em 378 MB) e o buscador de literatura de cordel (bc-cordel: 41 em 81 MB) cabem em um pen drive de 32 GB, custando aproximadamente R$ 40,00. Isso significa que, com um baixíssimo custo operacional, pouca manutenção, neutralidade de plataforma e independência de estrutura de rede, podemos incrementar o acervo das bibliotecas escolares em mais de 20.000 itens.
Participaram desta versão:
1-
Benjamin Luiz Franklin
Doutor pelo programa de Engenharia e Gestão de
Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui
graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista (1996) e
mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Pesquisas
Tecnológicas do Estado de São Paulo (2001). Professor associado da
Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador do projeto Biblioteca
Comum.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7192179175216123
2- Maria Ignez Luiz Franklin
Pesquisadora em curadoria e organização de Recursos
Educacionais Abertos, atuou internacionalmente na prospecção de mercados
em tecnologia e na gestão de hotelaria.
3 -
Araci Miranda de Jesus Arlindo
Licenciada em Pedagogia e Pós Graduada em
Psicopedagogia da Faculdade Catuai em Cambé Pr (2014). Possui
Graduação em Letras Língua Portuguesa e Inglês pela Unicesumar Pr
(2021). Professora das Séries Iniciais no Município de Cambé.
http://lattes.cnpq.br/1196038011217172